5 dúvidas sobre a vacina da gripe

10 dúvidas sobre a vacina da gripe

A vacinação contra a gripe é recomendada, na maioria dos casos, para os pacientes em tratamento contra o câncer, pois protege contra o vírus e suas complicações para a saúde. A preocupação é maior com os quadros de infecção, como do H1N1, pois podem debilitar ainda mais o organismo.

Por isso, é fundamental que os pacientes fiquem atentos a sintomas como febre elevada (acima de 39ºC), dores no corpo, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e coriza. A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 16/04/2020.

Algumas dúvidas podem surgir, assim espero ajudar com algumas delas:

1 – Paciente com câncer de mama pode tomar a vacina?

Pacientes que estão fazendo sessões de quimioterapia e radioterapa, desde que autorizadas pelo seu médico.  Ela também pode ser dada a pacientes em tratamento com hormonioterapia. Apenas em uma nova modalidade de terapia contra o câncer, a imunoterapia, a recomendação é que pacientes em tratamento com imunoterápicos devem consultar o médico que os acompanham antes de receber qualquer vacina.

2 – A vacina é segura?

Sim, ela é segura e aplicada principalmente, após o término do tratamento oncológico. Neste ano, devido ao surto do novo coronavírus, é preciso reforçar os cuidados de higiene e prevenção no dia em que for receber a imunização.

3 O vírus da vacina está morto? Ela pode provocar a Gripe A (H1N1)?

A vacina é produzida por vírus inativados (vírus mortos e fracionados). Não existe, portanto, o risco de se adquirir gripe por meio da vacina.

4 – Em quais casos não posso receber a vacina?

Pessoas que apresentem febre ou sintomas respiratórios não devem comparecer para a vacinação, podendo ser vacinadas após a resolução desses sintomas. Também devem ter atenção com quem já teve reações anafiláticas em aplicações anteriores, que teve a síndrome de Guillain-Barré, ou tem reações alérgicas graves a ovo. E os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 deverão ser vacinados após o tratamento.

5 – A vacina protege contra quais vírus?

Na rede pública, é aplicada a trivalente, nessa vacina compreende duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus Influenza B. A tetravalente, nos serviços privados, contempla duas cepas de Influenza A e duas de Influenza B. A cepa para H1N1 está presente nas duas vacinas.

6 – Existem reações comuns após tomar a vacina?

O que pode acontecer são dores locais em 10 a 20% dos casos, febre baixa, dor no corpo e mal-estar (menos de 1%), mas que costumam passar em 48 horas.

7 Existe alguma contraindicação para quem está tomando outro medicamento?

Os pacientes que tomam medicação que altere a imunidade (como corticoides, imunossupressores ou quimioterápicos) podem não ter uma boa resposta com a vacina, mas não estão contraindicados para recebê-la.

8 A vacina contra a Gripe A (H1N1) tem efeito imediato?

A proteção começa a existir, aproximadamente, após duas semanas (15 dias) da administração, prolongando-se por cerca de um ano.

9 Ela pode ser aplicada independente da idade?

A vacina pode ser aplicada em crianças acima de 6 meses de idade. A vacina quadrivalente é indicada para maiores de 3 anos.

10  Quem está grávida pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)? E quem amamenta?

Sim. Conforme orientação do Ministério da Saúde, publicada em nota técnica de Nº 05/2010, que descreve a estratégia de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), as gestantes, por constituírem um grupo de alto risco para complicações graves, devem ser vacinadas, independente da sua idade gestacional. Recomenda-se o aconselhamento prévio com o seu obstetra.

Quem amamenta também pode tomar a vacina. Não existem contraindicações formais para a administração da vacina em mulheres que se encontrem amamentando.

Outras recomendações para evitar o vírus são:

– Lavar frequentemente as mãos ou usar o álcool em gel;

– Evitar levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de contato com objetos de uso comum;

– Evitar aglomerações;

– Evitar o contato com pessoas doentes;

– Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

– Manter o ambiente ventilado.