Coronavírus cuidados essenciais para pacientes com câncer

Coronavírus: cuidados essenciais para pacientes com câncer

Neste mês de março, tivemos a revelação dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil e a classificação da doença como pandemia. Quero alertar que as pacientes com antecedente de câncer de mama, ou seja, que já fizeram tratamento e que não estão em uso de quimioterapia e com sua imunidade estável, não apresentam risco aumentado para infecção pelo coronavírus, em sua forma mais grave.

Ao contrário das pacientes que estão em quimioterapia e pós-operatório recente, essas podem sim ficar mais vulneráveis ao vírus e ter sintomas críticos da doença.

Independente do grupo em que fazem parte, é muito importante que os cuidadores e familiares redobrem a atenção e sigam as orientações das autoridades sanitárias, como lavar bem as mãos e fazer o uso de máscara, além de não ter mais contato com a paciente, caso tenham convivido com pessoas com suspeita da infecção.

Em relação ao atendimento presencial nesse período, iremos manter dos casos que tenham real necessidade, como pacientes em vigência de tratamento que necessitem ser examinadas, pré e pós-operatórios. Já as pacientes tratadas, em seguimento, devem receber orientações, e se possível, postergar sua consulta.

Muitas cirurgias estão sendo suspensas em casos benignos. No entanto, paciente com diagnóstico de malignidade deve ter seu caso bem avaliado, para que não ocorra uma piora em seu prognóstico.

E caso haja qualquer sinal de febre, tosse ou falta de ar, que possa sinalizar uma doença respiratória grave, procure orientação do seu médico.

O que é o coronavírus?

O coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os sinais e sintomas são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Mas, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença, que no geral, são:

– Febre alta;

– Tosse seca e permanente;

– Dificuldade para respirar;

– Alteração do olfato.

Qualquer sinal da doença, procure orientação médica e as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde.