Renata Suzuki Brondi - Doctoralia.com.br
mastologia-oncoplastia-reconstucao-mamaria-dra-renata-brondi-home-bg-3

Doenças da Mama

NÓDULOS DE MAMA

Nódulos Benignos

São tumorações presente na mama que aparecem a partir da primeira menstruação (menarca), até entorno de 35 anos de idade, sendo o fibroadenoma principal deles nessa época; já após 40 anos de idade aparecem principalmente cistos (tumorações com líquido em seu interior)

São nódulos que tem sua origem na maioria das vezes devido uma ação hormonal, no entanto sendo a maioria deles sem risco para virar câncer de mama.

Importante que ocorra uma avaliação pelo mastologista, sempre que palpar um nódulo que permaneça presente por mais de um ciclo menstrual, pois o mesmo deverá ser acompanhado para se ter certeza de sua estabilidade ou necessidade de prosseguir com exames complementares.

Outros nódulos benignos: Tumor filoide, Hamartoma, esteatonecrose, papiloma, adenose, ectasia ductal, esteatonecrose etc.

 

Lesões Precursoras

São lesões que aparecem com características muitas vezes duvidosa ao exame de imagem e que ao realizarmos uma biópsia, se mostram como células alteradas (atípicas) e que podem levar a uma futura doença maligna, nesse caso se indica a retirada.

 

MASTALGIA

A dor mamária é causa frequente nas mulheres, interferindo em sua vida emocional, social e profissional. Causando angustia nas mulheres.

Ela é mais comum nas mulher que menstruam, mas pode ocorrer também nas mulheres que não menstruam.

Muitas vezes esta relacionada ao ciclo menstrual, mas pode estar relacionada a medicamentos, principalmente hormonais, e menos frequentemente com ansiolíticos, metildopa, ciclosporina ou prostaglandinas.

Também pode aparecer devido a um fator extra mamário, isto é , muitas vezes não há relação direta com a mama, mas sim com órgãos ligada a ela, como ombro, coluna, região cervical e região do dorso. Sendo que um dos fatores para seu desencadeamento seria esforço físico, tensão, postura incorreta, bursite, osteocondrite, fibromialgia.

O câncer de mama não costuma apresentar dores na mama, mas sempre vale uma consulta com seu mastologista para correta avaliação de dores que não cessam com analgésicos e são persistente.

 

 DERMATITE

Essa seria uma lesão de pele, podendo ocorrer no mamilo, aréola e sulco mamário.  Apresenta-se como uma inflamação na pele, muitas vezes podem aparecer após contato de algum fator alérgico. No entanto, uma avaliação deve ser feita para distinguir de início de neoplasia, como a doença de Paget.

 

DERRAME PAPILAR

Quando há saída de secreção pelos mamilos, podendo ser unilateral, bilateral, com coloração (amarelada, coca-cola, esverdeada, branca), isso ocorre na maioria das vezes devido ao líquido formado na mama que  cai nos ductos lactíferos que se entopem (ectasia ductal) e em alguns casos pode haver saída desse líquido pelos mamilos . Importante não ficar apertando os mamilos, pois a maioria desse líquido será absorvida naturalmente.

Atenção maior deve-se ter se houver saída de secreção sanguinolenta ou transparente, espontânea, unilateral e persistente.

 

GINECOMASTIA 

É o desenvolvimento da glândula mamário no homem. Sendo uma proliferação benigna da glândula mamária, muitas vezes é uma condição fisiológica e desaparece sozinha.

Ela é considerada fisiológica (normal):

bebê – devido ação hormonal materna;

adolescência – devido hormônios da puberdade

idoso ( sexta e sétima década de vida)

medicamentosa- como remédios para gastrite; cardíacos; anabolizantes; anti hipertensivos etc.

Alterações genéticas

A avaliação para possível correção e avaliar se haveria algum risco oncológico é feita pelo mastologista. Já que, deve-se lembrar que o carcinoma existe em 1% dos homens, principalmente após os 60 anos.

 

MASTITE

Inflamação que ocorre na mama, mais comum durante a fase de amamentação. No entanto , pode ocorrer fora dessa fase, sendo que na maioria das vezes tem resolução com o uso de antibióticos.

Alguns tipos de mastites crônicas não melhoram com antibiótico e uma adequada avaliação do quadro deve ser feita para tratamento correto.