Renata Suzuki Brondi - Doctoralia.com.br
O que é a mamoplastia redutora

O que é a mamoplastia redutora?

A mamoplastia redutora é uma cirurgia de redução dos seios, em que serão retirados o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele, com o intuito de atingir um tamanho proporcional ao corpo daquela paciente. Um dos objetivos é aliviar possíveis desconfortos causados pelo excesso de mamas, como a envergadura da coluna devido ao peso, que pode trazer problemas de postura, além de melhorar a autoestima da mulher que não se sente bem com o volume das mamas. Nesse procedimento, é possível corrigir o caimento, isto é, realizar a pexia mamária, com reposicionamento do complexo aréolo mamilar.

O sucesso e a segurança da cirurgia dependem da avaliação do estado geral de saúde da paciente, por exemplo, se fuma, está fisicamente saudável, se os seios limitam a sua atividade física, se apresenta irritação da pele abaixo do sulco da mama, entre outros. Também investigamos o histórico familiar de câncer de mama e os resultados de mamografias ou biópsias anteriores antes do procedimento. 

Na atualidade, essa técnica cirúrgica também pode ser utilizada quando realizamos a remoção de um tumor mamário. No entanto, a indicação deve ser sempre ponderada e muito bem avaliada pelo especialista para não perder o foco do tratamento.

As expectativas e o resultado desejado também precisam ser bem discutidos entre médico e paciente para evitar riscos e obter satisfação com o procedimento.

Deixe um comentário