Câncer de Mama Dra. Renata Brondi

Um pouco sobre o câncer de mama

O Câncer de mama é a segunda causa de morte entre a mulheres e a primeira causa de morte por neoplasia. No Brasil, dados estatísticos de 2018, mostrou uma incidência aproximada de 59.700 novos casos e 14.388 mortes por ano.

O diagnóstico precoce  da doença em nosso país, melhorou nos últimos anos, no entanto ainda com diferença entre a diversas regiões e classe sociais. Sua maior  incidência se encontra na região sudeste (69,5 casos / 100.000 mulheres) e na região sul (73,07 casos / 100.000 mulheres.

A principal idade de acometimento entre as mulheres de risco habitual seria entre …..(51-61anos) , já mulheres que apresentam algum tipo de mutação a doença se apresenta em idade mais precoce, antes da menopausa.

Essa doença também se apresenta na população masculina, sendo apenas 1% dos casos e ocorre em idade mais avançada que as mulheres , por volta de 65 anos.

Países como Estados Unidos, Canadá, Suécia, Finlândia, conseguiram reduzir a mortalidade em mais de 44% entre pacientes portadoras de câncer mamário, principalmente com o diagnóstico precoce do tumor. Em nosso país, ainda que estejamos fazendo diagnóstico numa fase mais inicial da moléstia (estádio I e II em cerca de 65% dos casos), o retardo no diagnóstico e a demora em iniciar o tratamento, faz com que a mortalidade continue elevada. Mas, conquistas obtidas pelos médicos e pesquisadores nesta área, vem permitindo que um numero cada vez maior de mulheres sobreviva por tempo mais prolongado