prevencao-e-saude-dra-renata-brondi-home-post-blog

Prevenção e Saúde

Ainda não se sabe a causa para a doença ,mas sim fatores que ajudam em seu desenvolvimento. Por que não prevenir?

Fatores de Risco Para Câncer de Mama

fatores-modificaveis-para-prevencao-de-cancer-de-mama-dra-renata-brondi-home-post-blog

FATORES MODIFICÁVEIS – Esses são os fatores em que podemos agir:

Alimentação

Comprovado que mulheres com dieta do mediterrâneo (rica em peixes, frutas, cereais, legumes e vegetais) – teria uma diminuição do risco da doença.
*Mulheres expostas a dietas ricas em gordura apresentam maior risco da doença

Álcool

Estudos mostraram que mulheres com hábitos de ingestão de álcool frequente, principalmente antes da primeira gestação, se essa exposição for crônica, tem aumento do risco de apresentar a doença.

Ganho de peso

Em mulheres, principalmente na pós menopausa, que apresentam ganho de peso, estudos mostraram maior risco de desenvolver a doença.

Atividade Física

Estudo com mais de 70 mil mulheres, que realizavam atividade física com frequência, 7hr/semanais, pós menopausadas, com acompanhamento de mais de 20 anos, mostrou uma proteção ao desenvolvimento da doença.

Uso de Hormônios

O uso de anticoncepcional ainda é controverso, a depender do tempo de uso, idade em que se iniciou e idade da primeira gestação.

Mas , sim a utilização de hormônios exógenos desenfreadamente e sem controle, pode aumentar o risco de apresentar a doença, já que a mama é um órgão sensível aos hormônios.

Amamentação

Estudos mostraram que a cada 12 meses de amamentação haveria redução de 4% no risco de câncer de mama.
A idade da mulher na amamentação também seria outro fator  a se considerar como protetor se ocorrer antes dos 30 anos.

Tabagismo

Mulheres tabagista inveteradas- pelos menos 20 anos, tem aumento no risco de câncer de mama.

FATORES DE RISCO NÃO MODIFICÁVEIS

• Idade – a chance de se ter doença aumenta com o decorrer da vida
  • Sexo –  Feminino
  • Fatores Genéticos – pacientes que apresentam mutação comprovada chegam a apresentar até 85% de chance de desenvolver a doença.
  • Irradiação torácica antes dos 30 anos de idade
  • Densidade mamária – mulheres com mamas densas após menopausa, pelo exames de mamografia
  • Fatores Demográficos
  • Doença mamária com Atipia – história de lesão precursora da mama
  • Idade da primeira menstruação
  • Idade da menopausa

COMO DETECTAR PRECOCEMENTE A DOENÇA

• Paciente de risco habitual: É preconizado pela Sociedade Brasileira de mastologia a realização de mamografia a partir dos 40 anos de idade com intervalo de 1 ano entre os exames e exame físico anual por profissional de saúde.
  • Pacientes de alto risco: Geralmente o início do rastreamento se dá entre 30-35 anos de idade, com exames periódicos a cada 6 meses, podendo intercalar entre Mamografia e Ultrassom de mama com Ressonância magnética das mamas.

*Importante : Passar com mastologista a cada 6 meses para exame físico da mama/ Paciente deve palpar e conhecer sua mama.