Muito provavelmente você já ouviu falar da campanha Outubro Rosa, que tem sido cada vez mais difundida no Brasil. Ela é extremamente importante para a conscientização sobre o câncer de mama e tem como objetivo compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, tendo em vista a redução da taxa de mortalidade.
No Brasil, a primeira iniciativa surgiu em 2002 e até hoje constatou-se um aumento no número de mamografias em 265%, em 16 anos (2000 a 2016).
Historicamente, tudo começou quando uma mulher chamada Susan G. Komen foi diagnosticada com câncer de mama aos 32 anos, com estadiamento avançado da doença, com poucas chances de cura e evoluindo para óbito. Após seu falecimento, sua irmã, Nancy Briker, sabendo que poderia aumentar as chances de cura para Susan se tivesse procurado ajuda médica precoce, se destinou a criar uma ONG com o objetivo principal de alertar as mulheres sobre a doença e, principalmente, a se cuidarem para um diagnóstico precoce e consequentemente uma maior chance de cura.
E foi assim que nasceu a primeira corrida, realizada em Dallas, em 1983, e foram distribuídos os laços rosas da “Corrida pela Cura”. Esse movimento se tornou um marco mundial, sendo hoje realizado no mês de outubro, um mês todo dedicado à alertar e orientar sobre a enfermidade.
Não deixe de se cuidar e levar essa recomendação e alerta frequentemente a uma amiga, familiar ou conhecida, isso pode mudar a vida de uma pessoa. Cuide-se!