Renata Suzuki Brondi - Doctoralia.com.br
Cirurgia conservadora da mama

Cirurgia conservadora da mama

A cirurgia conservadora da mama é um procedimento realizado para a retirada do tumor, podendo ser chamada de quadrantectomia, setorectomia ou ressecção segmentar.

Nestes casos, alguns tecidos e linfonodos saudáveis também são removidos e muitas vezes é uma opção de tratamento para mulheres com câncer de mama em estágio inicial, pois permite que se preserve a maior parte da mama. Quando esse tipo de cirurgia é realizada, há a necessidade de fazer a radioterapia.

Estudos mostram que fazer a cirurgia conservadora da mama e a radioterapia, ao invés da mastectomia, não influencia nas chances de sobrevida a longo prazo, assim como nas taxas de recidiva local.

É uma cirurgia com menor tempo de recuperação e de manipulação do tecido mamário e baixo índice de complicações. A quantidade de tecido mamário que será removido dependerá do tamanho e da localização do tumor, além de outros fatores que serão avaliados pela equipe médica.

A análise sobre um reparo da mama com o próprio tecido remanescente (após a retirada do tumor) é de suma importância para que se possa manter uma aparência natural.

Converse com seu médico para saber qual o melhor tratamento e a indicação de cirurgia para o seu caso.

Deixe um comentário