Inverno e pacientes oncológicos

Cuidados no inverno com pacientes oncológicos

Com as quedas bruscas de temperatura, os pacientes em tratamento contra o câncer devem redobrar a atenção com a saúde para reduzir os riscos de infecções respiratórias como resfriados e sinusites, que são comuns desta época.

Com o uso dos medicamentos quimioterápicos pode acontecer uma baixa no sistema imunológico e eles podem sentir uma maior sensibilidade ao frio, principalmente nas extremidades como mãos e pés, e uma sensação de formigamento e choque. Um dos efeitos colaterais pode ser a redução de glóbulos brancos (células de defesa do organismo), que pode aumentar o risco de infecções em geral.

Por isso, o melhor hábito a ser adotado é lavar as mãos sempre que chegar de ambientes aglomerados, fechados e climatizados, como é o caso do transporte público e até dos hospitais ou clínicas. E tenha um álcool em gel na bolsa ou com você para situações de emergência em que precisa higienizar as mãos. Também evite o contato com pessoas que já estão com sintomas de gripe e principalmente febre.

Faça uso de luvas, meias para manter mãos e pés bem aquecidos, agasalhe-se bem, use toucas ou gorros de lã, principalmente se a quimioterapia provocou a queda de cabelo, e não esqueça de passar o protetor solar, mesmo que não haja sol, para prevenção de problemas de pele, já que ela fica sensível durante o tratamento. E consuma bebidas quentes, como chás e leite que ajudam a manter a temperatura do corpo.

Cuidado com os banhos muito quentes, eles podem ressecar a pele e abrir espaço para fissuras e infecções.

E caso você vá viajar de férias, siga as recomendações médicas e não esqueça de levar todos os remédios para que o tratamento não seja interrompido de forma nenhuma. Procure aconchego em quem se ama, este é o melhor dos remédios!